Entre os dias 10 e 12 de junho, o Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo-MG, acolheu o 1º Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM. O evento contou com a presença de 110 participantes vindos/as de todas as regiões que compõem a Inspetoria, reunindo as Equipes Administrativas das Escolas, Obras Sociais, Missão Indígena, Retiro das Rosas, Casas de Encontros, de Repouso e de Formação, juntamente com integrantes da própria Sede Inspetorial. O grupo foi formado por Irmãs e leigos, com a presença de Diretoras/es, Coordenadoras/es e Colaboradores/as Administrativos/as, expressando a riqueza da comunhão e da corresponsabilidade na Missão Educativa das Filhas de Maria Auxiliadora.
Idealizado ainda no ano de 2024 pela então Ecônoma Ir. Regina Carrijo e pelo Gerente Administrativo João Vasconcelos, o Seminário foi conduzido pela atual Ecônoma Inspetorial, Ir. Áurea Martins Lopes, e se consolidou como um grande movimento de comunhão, aprendizado e fortalecimento institucional. Segundo ela, “o evento renova o sentido de pertença de todos/as enquanto Inspetoria. Aqui estamos com o coração aberto para aprender, interagir, compartilhar, tirar dúvidas, e voltarmos mais enriquecidos às nossas realidades.
A abertura do encontro foi realizada por nossa Inspetora, Ir. Teresinha Ambrosim, que acolheu a todos com palavras de esperança, trazendo à reflexão a lembrança do Papa Francisco: “O dinheiro deve servir e não nos governar”. Ir. Teresinha destacou as Orientações para a Gestão de Bens no Instituto das FMA, documento essencial que guia o uso consciente e responsável dos recursos da Congregação em prol da Missão Educativa e Evangelizadora que diz: “se a pessoa está no cerne da dimensão econômica do Instituto, as relações são o fulcro. Relações possíveis e positivas, marcadas pela confiança recíproca, entendidas como recurso e alavanca para melhorar os resultados.”
Em seu momento de boas-vindas, Ir. Teresinha também destacou o papel fundamental da confiança. “Acreditar na pessoa e confiar nela é condição para gestão. Assim será possível falar de transparência. Na economia tudo pode ser rastreável, detectável, cognoscível e transmissível”, comenta.
Durante os três dias de programação, os/as participantes vivenciaram uma rotina que equilibrou espiritualidade, formação técnica e convivência fraterna. Os momentos de oração, conduzidos pela Ir. Regina Carrijo, trouxeram reflexões significativas para iniciar os dias, a partir dos temas “Amor humano e divino do Coração de Jesus”, “Educar-se à Ternura” e “Ancorados na Esperança”.
PRIMEIRO DIA
No primeiro dia, as atividades do grupo se concentraram no tema “Desenvolvimento Humano e Organizacional”, apresentado pela assessora Patrícia Lisboa, professora, palestrante, comunicóloga, psicanalista, master coach, head trainer e mentora certificada. Em sua abordagem, Patrícia ressaltou: “O que diferenciará o profissional do futuro será o seu repertório”, reforçando ao grupo a importância do pertencimento, da confiança e da cooperação, passando pelas chamadas hard skills e soft skills. Em um momento de dinâmica, propôs que, em duplas, os/as participantes refletissem sobre a pergunta: “O que temos que fazer para construir o cenário desejado?”, discutindo o que precisavam parar, continuar e começar a fazer, firmando um compromisso mútuo para avaliação futura e de curto prazo de suas ações.
Além disso, a Equipe da Sede Inspetorial também levou ao grupo contribuições importantes e orientações específicas nas áreas Financeira, Contábil e Administrativa, promovendo alinhamento e partilha entre as presenças, a partir de experiências concretas e demandas comuns. Essa escuta qualificada e o diálogo próximo com as Casas demonstraram o movimento da Inspetoria em manter uma gestão cada vez mais integrada e eficaz.
Ao final do primeiro dia, foi celebrada a Eucaristia na Capela do Retiro das Rosas, com organização litúrgica das Irmãs Ana Maria Gomes Cordeiro, Coordenadora Inspetorial da Pastoral Juvenil, e Maria Adriana Gomes da Silva, Diretora da Casa de Formação Santa Teresa. A Celebração foi presidida por Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, da Arquidiocese de Mariana-MG, proporcionando um momento profundo de espiritualidade e gratidão.
SEGUNDO E TERCEIRO DIAS
Nos segundo e terceiro dias do Seminário, a Organização Savere, responsável pela assessoria contábil da Inspetoria, proporcionou ao grupo uma verdadeira imersão nos temas contábeis e trabalhistas. As exposições conduzidas pela equipe da Savere foram sendo aprofundadas e enriquecidas com a participação ativa dos presentes, que compartilharam experiências concretas de suas realidades locais. A interação favoreceu uma partilha importante sobre as necessidades específicas de cada Presença, esclareceu dúvidas recorrentes e alinhou diretrizes práticas, promovendo um diálogo construtivo e colaborativo sobre os desafios da gestão financeira e trabalhista nas diferentes unidades da BMM.
Esta abordagem colaborativa permitiu que os conteúdos técnicos fossem contextualizados e assimilados com mais profundidade, fortalecendo o entendimento comum e o senso de corresponsabilidade, além de promover maior segurança e clareza para implementar as orientações, em uma atuação de excelência e em conformidade com os princípios legais e com o Carisma Salesiano.
O Seminário contou ainda com a presença da Coordenadora de Equipe Inspetorial, Ir. Amélia de Assis Castro e da Coordenadora Inspetorial de Ação Social, Ir. Dircione da Glória Amorim, que também puderam ampliar o olhar sobre as dimensões carismáticas e sociais da Missão Salesiana, integrando as reflexões da gestão com os valores e objetivos educativos e socioeducativos da Instituição.
EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA PARA AS PRESENÇAS
Momentos de confraternização, como o jantar junino, celebraram os laços entre os/as colaboradores/as e fortaleceram o espírito de família. O clima de partilha, escuta e cooperação marcou positivamente a experiência, que foi concluída com avaliação geral e sentimento de missão cumprida.
João Vasconcelos, Gerente Administrativo da Inspetoria, ressalta a positividade da experiência proporcionada pelo encontro, sobretudo no alinhamento feito com aqueles/as que estão iniciando a caminhada junto a algumas das Casas. “O Seminário é um momento singular, de comunhão entre todas as Unidades da Inspetoria e de grande importância para todos/as. Podemos nos conhecer melhor e, não somente atualizar orientações àqueles/as que já caminham conosco, mas também acolher novas pessoas em suas funções. Este é um processo diário e contínuo!”
Mais do que um encontro técnico, o Seminário representou um verdadeiro passo à frente na construção de uma cultura de gestão integrada, ética, atualizada e centrada nas pessoas. Com olhares voltados à Missão e corações inspirados pela espiritualidade Salesiana, os/as participantes retornaram às suas realidades fortalecidos/as e comprometidos/as em servir com mais consciência, excelência e espírito de comunhão.
Fernanda Alvarenga, Diretora do Instituto Maria Imaculada, Unidade Educativa da BMM em Barbacena-MG, partilha que a vivência no Seminário vai muito além das questões práticas. “Mais do que tratar de números e procedimentos, fomos convidados a olhar com profundidade para o papel estratégico da contabilidade e das questões trabalhistas dentro das nossas instituições, o que fortalece e renova o nosso compromisso com a excelência, com a transparência e com a Missão educativa que nos move.”
O impacto positivo do Seminário ecoou para as equipes de outras Escolas que compõem a Inspetoria. “Para nós, que vivenciamos o Carisma Salesiano, a convivência e a troca de experiências entre profissionais de diferentes setores e das várias regiões da BMM é motivo de alegria e enriquecimento, através da partilha de experiências e boas práticas”, afirma a Ir. Hélia Inácia Monteiro, Diretora do Instituto Auxiliadora em Silvânia-GO.
A vivência e fortalecimento do Carisma durante o evento foi evidenciado pela Diretora Pedagógica do Instituto Teresa Valsé, em Uberlândia-MG. Para Ana Paula Gerino, “esse caminhar conjunto entre os processos administrativos que impactam nos processos pedagógicos reforça o compromisso com a missão institucional, sustentada pela participação e pela fidelidade ao Carisma.” Sob a perspectiva do olhar Financeiro, Thamires Carneiro de Souza, do Colégio Laura Vicunha, em Campos dos Goytacazes-RJ, também reafirma a grande oportunidade vivenciada em sua participação. “Nestes dias relembrei informações, ajustei diversas dúvidas e aprendi novas orientações que serão de grande importância para o crescimento da Instituição onde atuo. Minha expectativa foi superada!”
No contexto das Obras Sociais, participar do Seminário também foi motivo de grande crescimento. “Este é um passo essencial na missão de cuidar da vida de crianças, adolescentes e jovens mais empobrecidos/as, garantindo que cada ação social esteja ancorada em práticas legais sustentáveis e eficazes”, ressalta Ana Cristina de Almeida Ferreira, Coordenadora de Ação Social do Oratório Diário Madre Madalena Morano, em Barbacena-MG.
Yara Luiza de Sousa, que atua no Instituto Santa Terezinha/Pastoral em Guiratinga, MT, “o encontro foi enriquecedor, pois sanou muitas dúvidas. Voltamos com amplo conhecimento.”
Elizabeth Alves da Silva Soares, Coordenadora de Ação Social da Obra Promocional Salesiana, em Minas Novas-MG, reforça sua gratidão por mais um momento formativo junto à BMM. “A Inspetoria, mais uma vez, nos proporciona um momento maravilhoso de formação, que reforça a valorização de todos/as os/as Colaboradores/as nesta caminhada com Dom Bosco e Madre Mazzarello.”
“Foi um privilégio participar do Seminário. Foram dias intensos, cheios de informações técnicas e esclarecedoras que só agregam os conhecimentos profissionais e pessoais. Os conteúdos abordados nos motivam e reavivam o sentido do Carisma e da Missão”, contribuiu Edna Machado, Educadora Social das Obras Sociais Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro-RJ.
Para Fernanda Silva Braga Santos, do Centro de Acolhida Chiara Palazzoli, em Contagem-MG, a vivência do tema“Desenvolvimento Humano e Organizacional”, apresentado por Patrícia Lisboa foi um grande marco. “O momento nos trouxe reflexões valiosas sobre os pilares que sustentam as dinâmicas das equipes. Entre os vários insights, um deles fez total sentido e vai comigo pra vida: ‘Expandir a zona de conforto’, porque é neste movimento que o crescimento real acontece.” Fernanda também fez memória sobre a participação da Equipe da Sede Inspetorial. “As orientações trazidas pelo João, Adilma, Giselle, Alex, Sara e Débora foram essenciais para o alinhamento de todos e todas, aproximando as nossas realidades às melhores práticas junto à Sede.”
Colaboradores/as do próprio Retiro das Rosas tiveram a oportunidade de agregar conhecimentos em sua participação. “Foi uma experiência enriquecedora, pois contribuiu para o aprimoramento dos meus conhecimentos na área que atuo e de outros setores. Além disso, os momentos de integração e reflexão com os/as demais Colaboradores/as reforçaram ainda mais o comprometimento com os valores da Instituição”, disse Elaine Benitez, que atua no Departamento Pessoal do Retiro.
A Missão Indígena da Inspetoria também esteve representada e pôde ampliar o entendimento da busca pela excelência de sua atuação, como partilha a Ir. Eblin Yanessi Angel Perea, da Comunidade São Marcos F. Rinaldi, no Mato Grosso. “Como missionária estrangeira, pude conhecer mais de perto as leis trabalhistas e de contabilidade no Brasil, o que contribui para que eu exerça com qualidade e ética a Missão que tenho em minha Comunidade Religiosa. Muito obrigada pela oportunidade de formação oferecida no melhor estilo Salesiano.”
Em gratidão a todos/as que estiveram presentes, Ir. Áurea complementa: “este Seminário foi sonhado e pensado para a formação, atualização e sentido de pertença: legal e institucional. Somos uma família, comungamos dos mesmos sonhos, objetivos e projetos: a educação e formação de crianças, adolescentes, jovens e famílias. Cada um/uma em sua função é parte do Carisma Salesiano, do legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello, com o auxílio, proteção e presença constante de Nossa Senhora Auxiliadora e Jesus, o Bom Pastor. Cada um/uma contribuindo para a única finalidade: a vida. Que assim sejam nossas ações cotidianas. Ser Presença e gerar vida.”
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Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.