História da Fundação Menino Jesus

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO MENINO JESUS

Breve resumo histórico

No ano de 1948, o juiz de direito da Comarca de Ponte Nova, Desembargador João Martins de Oliveira juntamente com alguns membros importantes da sociedade pontenovense, decidem iniciar uma obra que acolhesse menores abandonados advindos de Ponte Nova e região, uma vez que a cidade não favorecia aos mesmos, condições para formação humana.

Depois de diversas promoções realizadas no Esporte Clube Pontenovense, adquirem a Fazenda da Esperança, onde se encontra atual sede da Fundação Menino Jesus, com cerca de quatorze hectares de terra entre os bairros: Sagrado Coração de Jesus, Vila Alvarenga e Triângulo.

No dia 19 de julho é inaugurada com grande festa a Associação Pontenovense de Proteção à Criança (APPC), com cerca de dezesseis crianças do sexo masculino que se encontravam em situação de abandono e semi-abandono familiar.

Foi então construída a famosa Granja Menino Jesus, que além da criação de frangos, contava também com uma olaria, padaria, sorveteria e horta.

Alguns anos mais tarde de sua fundação, a APPC contava com 30 internos e mais de 60 semi-internos, uma equipe de profissionais da educação, onde era inaugurada a Escola Estadual Desembargador João Martins de Oliveira, que atendia de primeira a quarta série colegial.

Durante a década de 90 a APPC passou por um período de sucessivas trocas de presidência (em dez anos, 7 presidências). Devido a este e outros fatores, além de não inovar em nada, tudo que havia sido implantado se perdeu, uma vez que durante este período não foi dado continuidade ao trabalho até então desenvolvido, nem criado nenhum projeto sócio-educativo.

Outubro de 2000, Ir. Zélia Maria Patrício, FMA, assume a coordenação da APPC. Implanta o Projeto NASCER de arte-educação.

Com isso, assume também as grandes dificuldades: a entidade ficou verdadeiramente abandonada em todos os sentidos.

Dentro de dois anos, alguns trabalhos foram realizados, destacam-se a revitalização da entidade, uma vez que se encontrava em total estado de descuido e abandono.

1. A retirada dos entulhos e lixos;
  2. Reforma das casas para os caseiros;
  3. Reforma da antiga granja para sala do “Clube de Mães”;
  4. Pintura dos dormitórios;
  5. Revitalização da horta e do jardim;
  6. Reforma das antigas salas de aula.
  • Outro destaque de grande importância foi a reintegração de quinze jovens à sociedade, uma vez que os mesmos encontravam desestruturados psicofísico e emocionalmente;
  • Recuperação de três jovens, dependentes químicos;
  • Parcerias com empresas e pessoas de destaque na sociedade;
  • Reorganização do quadro de funcionários.

A Fundação Menino Jesus é um espaço onde todos os dias tem-se a oportunidade de trabalhar o lado humano.

Diariamente, uma equipe, contribui na formação humana de cada criança e adolescente, e como reflexo disso, humanizam-se ao se aproximarem, ao cuidarem, ao respeitarem cada um(a) de nossos(as) atendidos(as).

Dar dignidade é comprometer-se, pressupõe humanizar-se para acolher, ensinar e para aprender com o outro.

Poucos são os espaços onde aprende-se ensinando, por isso, podemos dizer que essa equipe é agraciada.

Entre partidas e chegadas, gratidão àquelas que se doaram durante tantos anos. Aos que estão chegando, sejam bem-vindos e fé na caminhada que se inicia! Contamos com vocês e contem conosco!

Na Fundação Menino Jesus há uma equipe pronta, disposta para um ano com tanta coisa a se sonhar, mas principalmente a realizar!